quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Visual Key

O que é Visual Kei?


Visual Kei ou Visual Rock é um movimento musical que surgiu no Japão na dédaca de 1980, além de possuir como estilo musical uso de instrumentos como violino, violoncelo e piano tem como característica o modo de se vestir dos artistas, puxando mais para o lado andrógino. Algumas das pricipais bandas deste gênero são X JAPAN, D’ERLANGER, DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi, COLOR, BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za, Nightmare e the GazettE entre muitas outras.

Atualmente esse tipo de música se divide em alguns subgêneros:

Kotevi kei: O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas. Kotevi kei também é considerado o oposto de soft visual kei e se divide em kuro kei e shiro kei, sendo o kuro caracterizado pelo som pesado e composições rápidas e o shiro é voltado para um som mais melódico e composições limpas. L'Arc~en~Ciel é considerado o criador do shiro kei e costumava ter como destaque, a cor branca em suas roupas.



Kurofuku kei: É um estilo cuja base é formada pelas roupas com elementos pretos e as bandas possuem um estilo mais obscuro e mais voltado para o gótico. Diz-se que Youka é a banda precursora deste movimento. Ao se comparar com o kotevi kei, a maquiagem é pouca, e é comum usar maquiagens que dêem uma imagem mais obscura.
Soft visual kei: São bandas que utilizam como fundamento roupas pouco chamativas e maquiagem leve (por exemplo, apenas base). É o estilo de visual que possui o maior número de fãs homens. Alguns exemplos de bandas de soft visual kei são GLAY, SIAM SHADE, SOPHIA, Janne Da Arc e Sid.

SIAM SHADE

Oshare kei: Encaixam-se neste rótulo bandas que se vestem com roupas "fashion" (com mais pormenores e mais vistosas). Diz-se que este movimento tem suas raízes nos trabalhos do baroque. No oshare kei, é comum ouvir composições mais pop e "coloridas" do que as de outras bandas,músicas pra cima, felizes, com ar de brincadeira de criança; roupas coloridas, vibrantes, as vezes simples, as vezes infantis; musicalidade simples, um pouco pesada, porém alegre. Bandas representativas são AN CAFE, Ayabie, Charlotte, Aicle, entre outras.

515.jpg

Koteosa kei: É um estilo para o qual o oshare kei teria "evoluído", podendo ser também uma fusão entre oshare e kotevi kei.

Ayabie

Iryou kei: Nome dado às bandas que chegaram a usar aparência que remete a uma atmosfera médica, como roupas de hospital, gazes ou curativos de olhos. Pode-se citar como exemplos PIERROT, MALICE MIZER e La'Mule. As composições seriam obscuras e remeteriam a locais sombrios e úmidos.

MALICE MIZER

Nagoya kei: Um dos termos genéricos usados para designar as bandas de visual kei cujas atividades se concentram nos arredores de uma determinada cidade ou região japonesas, no caso, Nagoya. O exemplo mais representativo do nagoya kei é Kuroyume. Há diversas bandas que se aproximam dos gêneros kotevi e kurofuku kei, mas em relação à música, os grupos costumam desenvolver sonoridades próprias.

Hybrid Zombiez

Angura kei e eroguro kei: Angura kei vem da palavra inglesa "underground" e busca formar um estilo japonês puro, sem influências do ocidente e se caracteriza um rock despretencioso, misturado com cultura nipônica. Um famoso exemplo de angura kei é a banda Inugami Circus Dan, formada por três homens e tendo no vocal uma mulher, algo incomum no visual kei. Já Eroguro kei é uma mistura das palavras "erotic" e "grotesque". Temas decorrentes do eroguro kei são representações decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico, embora isto não seja uma regra. Uma banda que assume claramente o rótulo de eroguro kei é Merry.

Kagrra MUCC

3 comentários:

  1. como eu já disse anteriormente, COSPLAY!
    AHIUAHUIAHOIHAIO, brinks, achei super mara o style das gueixas metalheiras, como diz minha amiga.
    [ironia detected?]
    tá, agora parei msmo, fico mara a postagem manão, apesar da minha opinião, tem gnt q pensa diferente d mim né? então continue assim (y)
    HAIUHUAIOHUIAO, elri '3'

    ResponderExcluir
  2. oiee

    que marammm

    amei a postagem

    quero copia o estilo Koteosa kei

    que tal ir na facu vestida assim?? huahuaha

    bjss biel saudadess

    ResponderExcluir